Similan: Uma excursão desde Phuket a não perder

As ilhas Similan são um verdadeiro paraíso. Mar azul turquesa, areia branca, um miradouro no topo de uma grande rocha de granito e muita vida debaixo de água. É isso que nos espera numa excursão às ilhas Similan que pode ser feita a partir de Phuket. Neste artigo vamos partilhar a nossa experiência e algumas informações importantes sobre as ilhas Similan.

Casal sentado de costas um para o outro no miradouro da ilha Similan

Uma ideia geral das ilhas Similan

As ilhas Similan situam-se no Mar Andamão, a cerca de 70km da costa da província de Phang Nga, a norte de Phuket. O arquipélago Mu Ko Similan foi declarado Parque Nacional em 1982 e é constituído por 11 pequenas ilhas.

Originalmente, o arquipélago era constituído por 9 ilhas. No entanto, em 1998, o parque nacional foi expandido ao serem adicionadas 2 ilhas mais remotas. Atualmente, as 3 ilhas mais a sul (ilhas #1 a #3) estão encerradas para proteção das tartarugas e conservação do recife.

O Parque Nacional não está aberto todo o ano devido à estação chuvosa. Assim sendo, é possível visitar as ilhas Similan desde meados de outubro a meados de maio (a não ser que as chuvas comecem mais cedo).

As ilhas Similan são consideradas um excelente destino para fazer snorkelling e mergulho. Além da incrível vida marinha, as características mais impressionantes das Similan são o seu mar azul turquesa e as enormes formações rochosas de granito. Estar nas Similan é como estar dentro de um postal!

Excursão às ilhas Similan desde Phuket

Nós fizemos uma excursão de um dia às Similan a partir de Phuket com a Fantastic Similan. O preço da excursão foi de 2450 thb por pessoa (cerca de €65).

A nossa excursão incluiu:

• transporte de van de e para o nosso hotel em Phuket;
  • speed boat bastante confortável;
  • bebidas e snacks no porto antes e depois da excursão;
  • saco com esteira, toalha e equipamento de snorkelling;
  • bom almoço tradicional tailandês;
  • taxa de entrada no Parque Nacional.
Casal de costas sentado no speed boat da Fantastic Similan
O speed boat da Fantastic Similan

Gostámos bastante da excursão e recomendamos como sendo um serviço de qualidade. A equipa da Fantastic Similan era grande, falavam bem inglês e deram atenção a todos as pessoas na excursão. Além disso, tanto a van como o barco eram bastante confortáveis, o que fez a diferença porque apanhámos um dia ventoso e com alguma agitação marítima. Outra coisa que gostámos bastante foi o almoço. Estava muito bem organizado e era de ótima qualidade.

O nosso dia começou cedo

Por volta das 7h a van foi-nos buscar ao nosso hotel, que ficava em Bang Tao. Já vinham algumas pessoas na van e ainda fomos buscar mais algumas. Depois de uma viagem de cerca de 1:30, chegámos ao porto privado da Fantastic Similan, em Phang Nga.

No porto, tivemos algum tempo para snacks e bebidas. Depois, foi feita uma apresentação da equipa e foi dada uma pequena explicação de como seria o nosso dia. Deram-nos uns comprimidos para o enjoo (isto promete!!!) e um saco com uma esteira, toalhas e equipamento de snorkelling (no nosso caso, utilizámos a nossa própria máscara).

Placard com 9 ilhas das Similan da Fantastic Similan
Antes de partir, a Fantastic Similan falou um pouco sobre a excursão

Às 9h começamos a excursão propriamente dita. O barco era grande e bastante confortável e a tripulação era enorme. A viagem de barco durou cerca de 1:30 e foi bastante difícil porque estava muito vento e o mar estava muito agitado. Muita gente vomitou e quem não vomitou ficou mal disposto.

A primeira paragem foi na ilha #8

A ilha Similan (ilha #8) é a maior do Parque Nacional e a mais fotogénica. Assim que chegámos, os nossos olhos ficaram focados no azul do mar. É um azul turquesa profundo que nunca tínhamos visto.

Mar azul turquesa visto do miradouro da ilha #8 das Similan
A vista do miradouro da ilha #8

Algo que torna a ilha super fotogénica é uma enorme rocha de granito que fica a uma altitude de 200 metros e funciona como miradouro. Nós optámos por subir logo, antes que chegassem mais pessoas (e fizemos bem, porque uns minutos depois ficou cheio de gente). A subida é rápida (uns 5/10 minutos) e sem grande dificuldade. Só existem umas partes em que é preciso ter um bocadinho mais cuidado.

Miradouro de pedregulhos de granito na ilha Similan
O Miradouro da ilha #8
Pessoas a subir escadas para miradouro das ilhas Similan
O início do percurso para o miradouro na Ilha #8

Não deixes de subir ao miradouro! A vista lá de cima é simplesmente deslumbrante e ficamos com a sensação de estar dentro de um postal. A água é tão azul que até parece uma pintura.

O que é que fizemos mais? Aproveitámos aquele mar maravilhoso até ao último segundo!

Homem de costas e braços no ar no mar das ilhas Similan
Homem de costas na praia das ilhas Similan
Mulher de costas dentro de água no mar das ilhas Similan
A aproveitar um pouco de praia na ilha #8

A segunda paragem seria a ilha #7 para fazer snorkelling

No entanto, devido ao vento, a tripulação decidiu que não seria seguro parar ali. Como alternativa, voltámos à ilha #8 e fizemos snorkelling nessa zona.

Apesar de termos visto alguns peixes, não achámos o snorkelling fantástico, o que provavelmente teve a ver com a agitação marítima. Ainda assim, a visibilidade nas Similan é realmente muito boa.

Seguimos para a ilha #9 para mais snorkelling

Esta ilha fica situa-se no norte do arquipélago e é considerada uma das melhores para fazer mergulho por ter uma profundidade entre 10 e 35 metros. Gostámos mais de fazer snorkelling aqui do que na ilha #8. Não só vimos mais peixes, como já eram maiores!

Um peixe verde e amarelo a nadar no fundo do mar

Almoçámos comida típica na ilha #4

Depois de uma manhã de atividade, estávamos prontos para almoçar. O almoço foi na ilha de Miang (ilha #4), a segunda maior ilha do arquipélago onde existe um restaurante.

Temos que confessar que somos muito cépticos quanto às refeições incluídas nas excursões, porque, geralmente, são bem fraquinhas. Mas este almoço surpreendeu-nos pela positiva.

Quando chegámos já estava tudo organizado. O almoço era de comida típica tailandesa e estava tudo organizado em tabuleiros. Cada pessoa só tinha que pegar num tabuleiro, sentar-se e comer. O almoço incluía uma sopa, omelete, camarão, lula, mexilhões, peixe, arroz e legumes.

Mulher de costas sentada na areia com barbatanas de snorkelling na areia
Mar azul turquesa e rochas de granito na ilha #4 das Similan
Praia na Ilha #4

Além do restaurante, esta ilha também duas praias de areia branca. Por isso, depois de almoçar, fizemos uma caminhada de cerca de 10 minutos até ao outro lado da ilha para aproveitar ao máximo este pedaço de paraíso. Como era de esperar, o mar estava um bocadinho agitado e com ondulação, por isso ficámos só a aproveitar a praia.

Apesar de não termos feito snorkelling, ainda vimos um grande cardume numa onda, mesmo à nossa frente!

E chegou a hora de deixar este paraíso

Depois de ficarmos a relaxar num cenário digno de um postal, era hora de regressar. O barco partiu das Similan às 15h e, quando chegámos ao porto, tínhamos à nossa espera bebidas e sandes. Depois de um pequeno lanche, foi hora de voltar a Phuket com o coração cheio.

Se estás a planear uma viagem a Phuket, o nosso conselho é reservar um dia para fazer uma excursão às Similan e conhecer este pedaço de paraíso!

OUTROS ARTIGOS QUE PODEM INTERESSAR:

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.