Quando pensamos em Toronto uma das primeiras atrações turísticas que vem à nossa mente é a CN Tower. Aquela torre alta e icónica de Toronto que aparece em postais, ímans e em todos os tipos de lembranças. Mas qual é a história da CN Tower? Vale a pena subir?
Podem ver o roteiro de uma tarde em Toronto aqui.
A CN Tower – história e factos
O nome completo da CN Tower é Canada’s National Tower e foi inaugurada em 1976 como uma torre de telecomunicações. No entanto, rapidamente se percebeu o seu potencial e que a torre seria mais lucrativa apenas como atração turística. E assim nasceu a CN Tower como hoje a conhecemos!
A CN Tower tem 553,33 metros de altura e foi considerada a maior estrutura do mundo até à construção do Burj Khalifa, no Dubai. A torre tem seis elevadores panorâmicos que demoram 58 segundos a chegar aos 346 metros, atingindo a velocidade de 22km/h.
Existem três níveis de observação:
- Glass Floor / Sky Terrace, nos 342 metros, onde está o chão de vidro original e o terraço exterior protegido apenas por uma rede;
- LookOut Level, nos 346 metros, com janelas panorâmicas do chão ao teto e um chão panorâmico;
- SkyPod, nos 447 metros, uma das plataformas de observação mais altas do mundo. Dizem que, com condições meteorológicas ideais, a visibilidade pode ir até aos 160km, sendo possível avistar as Cataratas do Niágara.

Existe ainda o 360 Restaurant, um restaurante giratório a mais de 351 metros de altura, onde podemos apreciar a vista sobre a cidade durante um almoço ou jantar. Em 72 minutos conseguimos dar uma volta completa de 360º e ver Toronto de todos os ângulos. É magnífico!
À noite, a CN Tower ilumina-se de várias cores, o que é um espetáculo muito bonito para se ver tanto no cimo da torre como fora dela.
Quanto custa subir à CN Tower?
O bilhete base dá acesso aos dois primeiros níveis de observação (Glass Floor e LookOut Level) e custa 38 CAD / adulto. Para subir ao terceiro nível de observação, o SkyPod, é necessário pagar um valor adicional de 15 CAD.
Os mais aventureiros podem optar pelo EdgeWalk, uma experiência a 356 metros de altura, com preços a partir de 195 CAD. O EdgeWalk não é mais do que uma caminhada de aproximadamente 30 minutos no círculo exterior da CN Tower com as mãos livres, onde se pode ver toda a cidade de Toronto. Claro que vão presos por cabos de segurança e acompanhados por pessoal experiente.
Podem comprar bilhetes para a CN Tower aqui.
Como não pagar bilhete para subir à CN Tower?
Bem, claro que não conseguimos subir à CN Tower sem pagar nada, mas existe uma alternativa que, na nossa opinião, vale muito a pena. Querem saber o que fizemos?
Se reservarmos um menu de, pelo menos, 2 pratos (entrada ou sobremesa + prato principal) no 360 Restaurant temos não só entrada gratuita na torre (não inclui SkyPod) como prioridade para subir, o que é uma grande vantagem quando está muita fila, nomeadamente nos meses de Verão. Podem consultar os menus e fazer a vossa reserva no site do 360 Restaurant.

Será que vale mesmo a pena? Vamos fazer contas: se considerarmos que o bilhete mais barato para subir à CN Tower custa 38 CAD e que o menu de 2 pratos custa 65 CAD significa que o jantar fica por 27 CAD sem bebidas. É verdade que é uma despesa extra, mas é uma experiência maravilhosa. O restaurante é de ótima qualidade e as doses são bem servidas. O que vos parece?
Podem ver o nosso percurso completo aqui
O nosso jantar na CN Tower
Antes de subirmos para o restaurante fomos alertados que a visibilidade era reduzida. Já estávamos à espera disso porque o tempo tinha estado envergonhado toda a tarde. Mesmo assim, decidimos arriscar e subir na mesma até porque parecia que o tempo tinha melhorado um bocadinho. Como tínhamos reserva, subimos num elevador que nos leva diretamente ao restaurante. Só depois da refeição é que temos livre acesso aos dois primeiros níveis de observação – Glass Floor e LookOut Level.

Pedimos dois menus de dois pratos – partilhámos a entrada (pagamos um suplemento de 6 CAD por uma entrada de marisco) e a sobremesa – e bebemos uma garrafa de vinho branco e o jantar ficou por 215 CAD (cerca de 140 EUR). Se quiserem poupar na bebida podem optar pela água que é gratuita.
É verdade que na noite que subimos à CN Tower o céu de Toronto não estava propriamente limpo. Mas era a nossa única noite em Toronto (no dia seguinte voávamos para Cuba) e não queríamos mesmo perder esta oportunidade. E a verdade é que conseguimos ter uma visão única de Toronto debaixo de nuvens. No final do jantar, o céu ficou completamente nublado, o que deu uma sensação de estar em cima das nuvens.

Afinal de contas, é sempre possível fazer de uma experiência algo inesquecível mesmo que as condições não sejam as ideais, não concordam?
Booking.com