No caminho de Zadar para Split fizemos uma paragem para visitar Trogir, uma cidade medieval classificada pela UNESCO como Património Mundial. Infelizmente, só conhecemos esta cidade de passagem, mas foi suficiente para perceber que vale umas horas!
Na nossa viagem pela Croácia levámos um roteiro mais ou menos planeado e percebemos logo que ficariam muitas coisas por ver. No entanto, como alugámos carro, tínhamos alguma flexibilidade para ir ajustando os planos e isso permitiu-nos fazer pequenas paragens não planeadas.

Trogir – Onde fica e como chegar
A cidade medieval de Trogir fica na costa da Croácia a apenas 30 km de Split. Por isso, se estiverem alojados em Split é muito fácil visitar Trogir e voltar.
No nosso caso, aproveitámos para visitar Trogir no caminho de Zadar para Split. Logo à entrada da cidade existe um estacionamento pago onde deixámos o carro, o que nos permitiu passear a pé pela cidade.
Mesmo que não tenham carro alugado é muito simples chegar a Trogir:
- O aeroporto mais próximo é o aeroporto de Split e fica apenas 5 km de distância.
- Existem rotas de autocarro a partir de várias cidades croatas. Podem consultar as rotas e preços atualizados no site da Bus Croatia ou da getbybus.
- Podem também optar por uma viagem de ferry a partir de Split ou Slatine (podem consultar mais detalhes no site da Bura Line) ou a partir das ilhas Drvenik (podem consultar mais detalhes no site da Jadrolinija).
Vejam aqui O Que Visitar em Zadar em 1 dia
O que visitar em Trogir
Trogir é uma das cidades mais antigas da Dalmácia e divide-se entre a parte continental, uma pequena ilha considerada o centro histórico (Old Town) e a ilha Otok Čiovo.
Old Town é facilmente acessível através de pontes e foi considerado, em 1997, Património Mundial pela UNESCO por ser um excelente exemplo de uma cidade medieval bem preservada.
O centro histórico de Trogir é tão pequeno que é facilmente percorrido a pé em algumas horas. O que mais gostámos foi andar pelas ruas estreitas de pedra e observar os edifícios históricos e as suas fachadas bem conservadas.

Um dos principais pontos turísticos de Trogir é o Castelo Kamerlengo, que fica mesmo à beira-mar. Esta fortaleza de quatro faces foi construída como residência do governador veneziano no século XV. Atualmente, é usada como local de espetáculos, concertos e rodagem de vários filmes.

É possível entrar na fortaleza e subir à muralha para ter uma vista panorâmica de Trogir. Pelo que percebemos não parece haver nada dentro do castelo. Por isso, e como estávamos com pouco tempo, vimos só por fora.
É também imperdível passear no paredão junto à beira-mar que vai dar ao Castelo. É uma caminhada muito agradável com o mar de um lado e palmeiras do outro. Nesse paredão podem encontrar vários cafés e restaurantes com esplanada, ideais para uma refeição ou um lanche.

A Catedral de S. Lourenço é um edifício singular em Trogir, uma vez que apresenta na sua construção uma combinação de quatro estilos arquitetónicos: românico, gótico, renascentista e barroco. Isto aconteceu em resultado do longo tempo de construção da Catedral – desde 1193 ao século XVII. Ainda assim, todos os estilos apresentam boa harmonia. É também possível subir à torre do sino.

Como é comum nas cidades croatas, Trogir também tem uma Torre do Relógio que data do século XIV. Esta torre fica na praça Ivana Pavla II, a principal da cidade.

Se tiverem oportunidade de visitar Trogir façam-no mesmo que seja apenas de passagem.
TODOS OS ARTIGOS SOBRE A CROÁCIA:
- O que visitar em Zadar em 1 dia | Roteiros
- Guia Completo para visitar Krka
- O que visitar na vila de Rastoke
- Guia Completo para visitar os Lagos Plitvice
- As melhores praias da ilha de Krk
- O que visitar em Zagreb | Roteiros
Booking.com