O que visitar na vila de Rastoke

Rastoke, a apenas 30 minutos de Plitvice, é uma vila única que está construída em cima de várias cascatas. Apesar de não ser um destino muito comum numa viagem à Croácia, vale muito a pena visitar esta amorosa vila. Rastoke parece mesmo uma vila encantada e até dizem que é uma extensão dos Lagos Plitvice.

Homem a a ver as cascatas da vila de Rastoke
Rastoke é uma vila construída em cima de várias cascatas

A história de Rastoke

Rastoke, na zona de Slunj, é uma vila ímpar que se localiza onde dois rios se encontram. A confluência dos rios Slunjčica e Korana resulta em vários lagos e cascatas, sobre os quais foi construída Rastoke.

Rastoke situa-se na confluência dos rios Slunjčica e Korana
Rastoke situa-se na confluência dos rios Slunjčica e Korana

Apesar do rio Slunjčica não ser muito extenso, quando se encontra com o rio Korana resulta em belíssimas cascatas e rápidos que conferem a Rastoke uma envolvência mística.

A entrada da vila de Rastoke
A entrada da vila de Rastoke

Em Rastoke podemos observar uma notável harmonia entre a natureza e as construções humanas, já que a força natural da água foi usada em benefício da vila através da construção e utilização de moinhos de água. Isto é ainda mais impressionante considerando que era uma época em que as máquinas eram movidas a força humana ou animal.

As casas típicas de Rastoke construídas em cima dos rios
As casas típicas de Rastoke

Uma curiosidade é que Rastoke “inventou” a primeira máquina de lavar roupa. Os habitantes colocavam a roupa em cestos de madeira que eram colocados ao lado dos moinhos. Estes cestos tinham vários furos, o que permitia que a água entrasse e saísse, lavando assim a roupa. Inteligentes não é?

Os lagos e cascatas de Rastoke
Alguns lagos e cascatas de Rastoke

O que fazer em Rastoke

Infelizmente, nós não conseguimos devotar muito tempo a Rastoke, mas gostávamos muito de voltar. Aproveitámos para ir a Rastoke no dia em que chegámos à zona de Plitvice. Podem ver aqui o nosso guia completo para visitar os Lagos Plitvice, bem como onde ficámos alojados.

Cascata em Rastoke
Uma das várias cascatas de Rastoke

Rastoke é considerada por muitos um mini-Plitvice, por isso o melhor plano para conhecer Rastoke é passear a pé pela vila. Existem inúmeros lagos e cascatas e um parque onde é possível passear e sentir de perto a força da água. É impressionante ver como as casas típicas de pedra e madeira foram construídas mesmo em cima das cascatas, o que resulta numa paisagem extraordinária.

Rastoke é considerada um mini-Plitvice
Rastoke é considerada um mini-Plitvice

Se quiserem dicas do que visitar em Zagreb vejam aqui o nosso roteiro

Para uma experiência cultural mais completa, recomendamos visitar os antigos moinhos de água de Rastoke, onde se pode aprender mais sobre as atividades antigas na vila e ver um moinho em funcionamento, assim como os cestos de madeira furados que eram usados para lavar a roupa. É também possível visitar o museu de Rastoke e uma pequena gruta que foi forma pela passagem da água.

Cascata em Rastoke

TODOS OS ARTIGOS SOBRE A CROÁCIA:


Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *