Fomos ver as estrelas ao Dark Sky Alqueva

Dark Sky Alqueva

Portugal tem imensas coisas giras para explorar e o Dark Sky Alqueva é sem dúvida uma delas. Quando ouvimos falar desta experiência pela primeira vez ficámos logo animados e começámos a planear um fim de semana no Alentejo. E nós a pensar que só íamos procurar estrelas no céu de pescoço pendurado e saímos de lá com uma verdadeira aula de astronomia.

Fomos de fim de semana em modo relax. O plano era descansar, ver as estrelas e aproveitar a riqueza gastronómica alentejana. O Dark Sky Alqueva é na Cumeada, Reguengos de Monsaraz.

Onde ficámos?

O pátio do hotel de Moura
O pátio do hotel

Ficámos hospedados no Hotel de Moura, mas a nossa experiência não foi muito boa. Provavelmente tivemos azar porque o nosso quarto era o primeiro do corredor, mesmo ao lado das escadas e era bastante (muito mesmo) apertado.

O que mais gostámos

  • Os espaços comuns são muito típicos e existem vários espaços exteriores
  • Rapidez e simpatia no check in e check out
  • Preço

O que menos gostámos

  • Quarto demasiado pequeno
  • Camas pouco confortáveis
  • Piscina era bem pequena e a área circundante não estava muito limpa

A experiência Dark Sky Alqueva

Fotos, velas e outros detalhes no museu Dark Sky Alqueva

A ideia do Dark Sky Alqueva surgiu em 2007, mas foi apenas em 2011 que a área começou oficialmente a ser certificada como “céu escuro”, ou seja, com muito baixa poluição luminosa. Isto foi possível devido à maior distância entre as aldeias que permite beneficiar de um céu especialmente escuro e, por isso, propício à observação do céu. O que começou com apenas seis conselhos portugueses já se estende por uma área de 10.000 km2 ao redor do Lago Alqueva entre Portugal e Espanha.

Reservamos a nossa experiência de Observação Noturna via email. Foram sempre muito prontos e simpáticos na troca de emails. A experiência começa com uma sessão explicativa em sala e depois seguimos para o exterior onde fazemos observação do céu a olho nu e, por fim, através de telescópios. O custo é de 20€ por adulto e de 10€ para crianças entre os 8 e 12 anos.

Lembranças que se podem comprar no Dark Sky Alqueva

O nosso guia foi o Nuno Santos, um visível apaixonado por astronomia capaz de simplificar conceitos à partida demasiado difíceis de entender. Ou então somos mesmo nós que não percebemos nada de astronomia porque haviam várias crianças que nos puseram a um canto quando o Nuno fazia perguntas 😀 Na observação direta do céu identificámos algumas estrelas, planetas e até vimos estrelas cadentes e satélites. Falámos sobre como identificar a estrela polar (um conhecimento que temos vindo a aplicar para ver se não esquecemos) e várias constelações. Depois explorámos o céu com recurso a telescópios, onde conseguimos ver a superfície da lua, aglomerados de estrelas, nebulosas, assim como os planetas Júpiter e Saturno com os seus anéis. Gostámos bastante da experiência e recomendamos muito.

Vejam aqui todos os nossos artigos sobre Portugalf

2 comentários sobre “Fomos ver as estrelas ao Dark Sky Alqueva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *