Onde ficar no Dubai

Uma das principais preocupações quando vamos de viagem é escolher qual a melhor zona para ficarmos alojados. No Dubai isso é muito importante não só em termos de localização, mas principalmente por causa do preço. Existem várias regiões onde ficar no Dubai e vamos falar aqui daquelas que consideramos as principais.

Downtown Dubai

Esta é, na nossa opinião, uma das melhores zonas para ficar no Dubai por ser bastante central. Ficar nesta região permite rápido acesso ao famoso Burj Khalifa (para evitar multidões aconselhamos uma visita bem cedo), ao Dubai Mall, boa opção não só para compras mas também para visitar o Dubai Aquarium, e à Fonte do Dubai que tem espectáculos recorrentes de tarde e de noite. O hotel mais conceituado desta zona é o Armani Hotel, mas é preciso orçamento 🙂

Trade Centre / Avenida Sheikh Zayed

A Avenida Sheikh Zayed é a avenida principal que liga o Dubai a Abu Dhabi e pode ser uma boa opção ficar nos arredores desta estrada, nomeadamente em redor do Dubai International Financial Centre. A área conhecida como Trade Centre é uma boa localização quer para quem tem carro quer para quem usa o metro, pois há várias estações nas imediações.

Bur Dubai

Esta zona é bastante mais económica e uma boa opção para quem tem um orçamento mais apertado. Em Bur Dubai reina a tradição e, por isso, os hotéis de luxo dão lugar a alojamentos mais tradicionais e menos requintados. Esta região começa na margem sul do Dubai Creek e inclui alguns souks e o bairro típico Al Fahidi.

Deira

A zona de Deira fica a norte do Dubai Creek e, assim Bur Dubai, é uma zona mais tradicional e, por isso, mais económica. Para visitar as principais atracções turísticas do Dubai é necessário fazer a travessia do Dubai Creek, o que é fácil e económico usando os abra (barcos típicos usados pela população local). Por ficar mais perto do aeroporto acreditamos que possa ser uma opção para quem tem está no Dubai apenas por uma escala ou que tenha um voo muito cedo.

Se quiserem planear um roteiro pelo Dubai vejam as nossas sugestões aqui e aqui.

Dubai Marina

Esta zona é ideal para quem procura um alojamento de luxo, perto da praia, mas também com várias opções de restaurantes e diversão noturna. É uma das zonas mais caras do Dubai.

Jumeirah

Esta é também uma zona para quem tem um orçamento mais folgado e para quem privilegia a proximidade da praia. O principal hotel em Jumeirah é o icónico Burj Al Arab.

The Palm Jumeirah

Esta é outra zona que não necessita de apresentações. É na ilha da palmeira construída pelo homem que é possível ficar no famoso hotel Atlantis, The Palm, inspirado no hotel Atlantis, Paradise Island, que fica nas Bahamas. O hotel tem um aquário gigante nas suas instalações, chamado The Lost Chambers Aquarium, sendo esta a única atração turística da ilha. Esta é uma boa opção para quem gosta de resorts de luxo ou para quem quer ter a experiência (mesmo que seja por apenas um dia) de ficar nesta ilha.

Al Barsha

A região de Al Barsha tem poucas atrações turísticas, sendo as principais o Mall of Emirates e o Dubai Miracle Garden. É, por isso, uma zona com alojamento mais barato. Se ficarem alojados nesta zona têm o metro acessível para chegar aos principais pontos turísticos.

Onde nós ficámos

Nós dividimos a nossa estadia no Dubai por duas zonas. Ficámos 3 noites perto do centro para conhecer os principais pontos turísticos e uma noite no The Palm só para termos a experiência de ficar numa ilha artificial.

Ramada by Wyndham Jumeirah

Começámos por procurar hotéis em Downtown por considerarmos a zona mais central, mas os valores ficavam acima do nosso orçamento, por isso fomos procurando opções nos arredores. Procurámos alojamento mais para norte, próximo da Avenida Sheikh Zayed para ter melhor acessibilidade. No nosso caso, como alugámos carro tínhamos relativa facilidade de deslocação.

A piscina do hotel Ramada by Wyndham Jumeirah durante a noite
A Piscina do Ramada by Wyndham Jumeirah

Ficámos 3 noites no hotel Ramada by Wyndham Jumeirah, que fica ao norte do área de Jumeirah. Optámos pela opção de quarto e jantar e ficámos satisfeitos com a nossa decisão. Apesar de ser 5 estrelas, não achamos que as instalações do hotel fossem compatíveis com a classificação, mas era ideal para o que precisávamos: tinha piscina, uma cama bastante confortável e banheira! Os funcionários eram bastante simpáticos e prestáveis. O jantar era em buffet e tinha bastante qualidade e variedade.

A entrada do nosso quarto no hotel Ramada by Wyndham
O nosso quarto
A cama confortável do hotel Ramada by Wyndham
A cama era bastante confortável
O Pequeno Almoço do hotel Ramada by Wyndham
O pequeno almoço era muito bom

The Retreat Palm Dubai MGallery By Sofitel

Queríamos ficar no The Palm pela experiência. Ainda estivemos a ver o Atlantis mas ficava muito caro para nós, por isso, procurámos um hotel mais “modesto”. Escolhemos o The Retreat Palm Dubai MGallery By Sofitel e foi bom pela experiência, mas a verdade é que não ficámos encantados.

Mulher na piscina a ver um lindo pôr do sol cor de rosa do hotel The Retreat Palm Dubai MGallery By Sofitel
O lindo pôr do sol visto da piscina do The Retreat Palm Dubai MGallery By Sofitel

As instalações do hotel são muito boas, o quarto era muito bonito e cheio de novidades tecnológicas. Os funcionários eram uma simpatia e até tivemos direito a late check-out sem custo. O hotel tem praia privada e, apesar de ser bastante tranquila, não gostámos muito da areia porque era muito pantanosa e não tínhamos muito por onde nadar porque havia uma proteção no mar contra as alforrecas. A piscina é muito bonita, grande e tem borda infinita. Esse final de tarde rendeu-nos o belo pôr do sol que podem ver acima!

A praia privada do hotel The Retreat Palm Dubai MGallery By Sofitel
A praia privada
Mulher na praia do hotel The Retreat Palm Dubai MGallery By Sofitel
O mar tinha um proteção contra as alforrecas
Pés na espreguiçadeira da piscina do hotel The Retreat Palm Dubai MGallery By Sofitel
A piscina
O pôr do sol visto da praia do hotel The Retreat Palm Dubai MGallery By Sofitel
O pôr do sol visto da praia

Ficámos num quarto com varanda e com pequeno-almoço e jantar. O restaurante do hotel é claramente o seu ponto fraco. Apesar de haver alguma variedade, a comida era bastante fraca em termos de qualidade e o restaurante muito desorganizado.

Podem ver o nosso percurso pelo Dubai e Abu Dhabi aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *