A Grande Mesquita Sheikh Zayed (ou Mesquita Branca como também é conhecida) é a atração mais visitada de Abu Dhabi. A mesquita é uma obra de arte impressionante, toda construída em mármore branco como símbolo de pureza e paz. Com a construção desta mesquita, o Sheikh Zayed pretendia promover a tolerância e o respeito entre pessoas de todas as culturas, religiões e nacionalidades. Neste post, encontram tudo o que precisam saber antes de visitar a Grande Mesquita.

Podem ver o nosso roteiro em Abu Dhabi aqui
Bilhetes
A Grande Mesquita pode ser visitada gratuitamente todos os dias. De Sábado a Quinta-feira as visitas ocorrem entre as 09:00 e as 22:00 (sendo a última entrada permitida às 21:30). Visto que Sexta-feira é um dia sagrado para os muçulmanos, existe um período exclusivo para culto, sendo que as visitas turísticas podem ocorrer apenas entre as 16:30 e as 22:00.
Existe ainda a possibilidade de fazer uma visita guiada à mesquita em horários previamente definidos. A duração da visita varia entre 30 e 45 minutos. Podem consultar os horários aqui.

Para quem optar pela visita auto-guiada (foi o que nós fizemos), aconselhamos o uso do guia áudio, pois explica vários detalhes interessantes sobre a Grande Mesquita. Este guia áudio é gratuito e pode ser pedido logo à entrada. Só tivemos que deixar um documento com foto como depósito para ter acesso ao áudio. A boa notícia é que existe em 11 idiomas, incluindo em português.
O que vestir
Esta deve ser uma das primeiras perguntas que surge (especialmente para as mulheres) quando pensamos em visitar uma mesquita, visto que é um local religioso. Existem regras bastante rígidas no que diz respeito à vestimenta. No caso dos homens, é exigido que tenham os joelhos e os ombros cobertos. As mulheres devem vestir roupa modesta e ter todo o corpo coberto, incluindo os tornozelos e a cabeça. A mesquita disponibiliza gratuitamente uma abaya (uma espécie de vestido comprido comum na cultura muçulmana).

A Arquitetura
Em 1996, o Sheikh Zayed deu instruções para a construção da Grande Mesquita e ele próprio supervisionou cada detalhe da fase de desenho. O seu objectivo ia além da construção de uma mesquita. O Sheikh Zayed tinha como propósito criar uma obra que promovesse a tolerância e paz entre diferentes culturas, religiões e nacionalidades. A Grande Mesquita foi inaugurada em Dezembro de 2007.

A Grande Mesquita é também conhecida como a Mesquita Branca, uma vez que a cor branca é a sua característica mais marcante, em representação da pureza e paz. Estamos a falar de mais de 100000 m2 de mármore envolvidos na construção, a maioria proveniente da Macedónia.


Vamos a números! A Grande Mesquita tem 4 minaretes com 106 metros cada um, 82 cúpulas de vários tamanhos, mais de 1000 colunas externas, cada uma delas esculpida à mão, e 96 colunas internas, algumas delas trabalhadas à mão com madrepérola. A mesquita tem capacidade para 31000 pessoas no pátio, cuja área é de aproximadamente 17400 m2, sendo que as salas interiores podem acomodar mais 10000 pessoas.




Mas estamos nos Emirados Árabes Unidos, portanto os números, como sempre, são incríveis! A Grande Mesquita tem o maior tapete feito à mão do mundo. Foram necessários 1200 artesãos e 12 meses para produzir as 9 peças do tapete. Estas peças foram depois tecidas em conjunto para formar um tapete único de 5700 m2 e 35 toneladas.

Outro aspecto impressionante são os sete lustres de cristal da Grande Mesquita, todos eles com cristais Swarovski. O maior deles pesa 12 toneladas, tem 10 metros de diâmetro e conta com 15500 luzes de LED.

Outras salas têm lustres de design semelhante, mas em cor azul. O maior pesa cerca de 2 toneladas.

À volta da mesquita existem piscinas rectangulares revestidas em diferentes tons de mármore azul que reflectem as colunas, arcos, cúpulas e minaretes de vários ângulos.

O que acharam da Grande Mesquita Sheikh Zayed? Qual dos aspectos vos impressionou mais?
TODOS OS ARTIGOS SOBRE ABU DHABI:
- O nosso roteiro de 9 dias pelo Dubai e Abu Dhabi
- O que fazer em Abu Dhabi | Roteiros
- Onde ficar em Abu Dhabi
- Um dia no Ferrari World
Booking.com
Parabéns pelo artigo! Muito útil ☺️