As melhores praias da ilha de Krk

Krk é a ilha mais a norte da Croácia e uma das maiores do Mar Adriático. Foi a primeira ilha da Croácia que visitámos e, assim que passámos a ponte de Krk, ficámos logo rendidos à cor daquele mar 😍. Conduzimos o nosso carro alugado de Zagreb até Krk e aproveitámos para percorrer a ilha em busca das melhores praias.

Visto do mar da praia Zgribnica, em Vrbnik
Praia Zgribnica, em Vrbnik

Como chegar a Krk

Assim que chegámos à Croácia, alugámos carro para toda a nossa estadia para termos liberdade de explorar o país ao nosso ritmo. Ainda passeámos por Zagreb durante a manhã (podem ver aqui o roteiro de Zagreb) e seguimos para Krk antes da hora de almoço. Demorámos cerca de 2 horas a chegar.

Entrada na ilha Krk de carro
Entrada na ilha Krk de carro

Existem várias opções para chegar à ilha:

  • Carro – esta é, provavelmente, a forma mais fácil de chegar a Krk, uma vez que a ilha está ligada ao continente por uma ponte. Apesar de existir uma portagem, a passagem na ponte deixou de ser cobrada este ano.
  • Autocarro – é possível chegar a Krk de autocarro a partir de várias cidades da Croácia, nomeadamente de Zagreb (a viagem dura entre 3 e 4 horas dependendo da opção escolhida) ou Rijeka (a viagem dura pouco mais de 1 hora). Podem encontrar mais detalhes sobre rotas, horários e preços nos sites da Arriva ou da Bus Croatia.
  • Ferry – existem ligações de ferry para a ilha de Krk a partir das ilhas de Cres e Rab, bem como a partir do continente. Podem encontrar mais detalhes nos sites da G&V Line e da Jadrolinija.
  • Avião – o aeroporto de Rijeka fica situado no norte da ilha de Krk, perto da cidade de Omisalj. Existem voos a partir de várias cidades europeias, bem como de outras cidades croatas.

Como se deslocar em Krk

Krk não tem rede de transportes públicos. Por isso, se a vossa ideia é percorrer a ilha à procura das melhores praias da ilha, o ideal é mesmo alugar um carro para se deslocarem. Não tivemos nenhum problema ao conduzir em Krk. As estradas são seguras e bem sinalizadas, apesar de existirem várias curvas e zonas com algum vento.

A conduzir nas estradas de Krk
A conduzir nas estradas de Krk

A ilha de Krk tem poucas estradas principais, por isso, os percursos podem ser longos e demorar mais tempo que o previsto. Por exemplo, nós tínhamos planeado ver o pôr do sol na praia, mas calculámos mal o tempo de viagem e acabámos por ver o pôr do sol no caminho.

Pôr do sol na ilha de Krk
Pôr do sol na ilha de Krk

Guia das melhores praias que visitámos em Krk

Às vezes temos um bocado de dificuldade em ficar parados 😂. Então, em vez de ficarmos quietinhos na praia do hotel, decidimos andar pela ilha a experimentar várias praias e conhecer as melhores praias de Krk. O plano era simples: chegar à praia, dar um mergulho, ficar 5 minutos estendidos na toalha e levantar acampamento! O que vos parece? Mesmo que não queiram seguir este plano, podem avaliar as praias abaixo e escolher a que mais gostam para relaxar.

Praia Zgribnica (Vrbnik)

Vista superior da praia Zgribnica, em Vrbnik
Praia Zgribnica

A Praia Zgribnica fica em Vrbnik e talvez seja a praia que melhor conjuga beleza com acessibilidade. Esta praia é muito bonita, fica numa baía e tem uma água bem azul e transparente. Como a maioria das praias na Croácia, é uma praia de seixos, por isso é mais confortável usar sapatos de água.

Em termos de acessibilidade e infraestruturas, a praia está muito bem servida. Existe um parque de estacionamento pago a cerca de 5 minutos a pé da praia, um bar, chuveiros e locais para trocar de roupa.

Oprna Bay (Stara Baška)

Vista superior da praia Oprna Bay
Oprna Bay

Se estiverem à procura de uma praia bonita e isolada esta pode ser a vossa melhor opção. Por ser pouco acessível, a Oprna Bay é uma praia menos visitada e com menos confusão. A Oprna Bay fica numa baía, é uma praia muito bonita e, por ser uma mistura de areia e seixos pequenos e redondos, é bastante confortável.

O acesso a esta praia só é possível de duas formas: de barco ou a pé por um “percurso” de alguma dificuldade. Nós fomos de carro até Stara Baška e estacionámos o carro na berma da estrada onde estavam dezenas de outros carros. A partir daí, o caminho até à praia é a pé e envolve descer a encosta por uma espécie de trilho que se vai desenhando à medida que as pessoas passam por lá.

Trilho de acesso à praia Oprna Bay
Trilho de acesso a Oprna Bay

Apesar de não ser fácil chegar, Oprna Bay foi uma das praias que mais gostámos. Se não se sentirem confortáveis a descer o trilho podem sempre optar por ir de barco. Quando chegarem à praia têm todas as condições para passar um excelente dia: existem espreguiçadeiras para alugar e até um pequeno bar.

Praia sem nome (Stara Baška)

Vista da praia sem nome, ao lado de Oprna Bay
Praia sem nome

Esta praia fica ao lado de Oprna Bay, portanto o acesso é igualmente difícil. Quando estamos a descer a encosta, esta praia fica do lado esquerdo, enquanto Oprna Bay fica do lado direito. Infelizmente, não conseguimos descobrir o nome desta praia, nem sabemos se tem nome de todo. Se alguém souber e quiser partilhar agradecemos! Não há que enganar, mas deixamos aqui as coordenadas se for útil: 44.96687287863263, 14.666539656855061.

Mulher de costas junto ao mar

É uma praia muito bonita, embora mais selvagem e sem infraestruturas. O mar é igualmente calmo e transparente, mas os seixos são maiores e mais desconfortáveis.

Vela Plaža (Baška Beach)

Vista da praia Vela Plaža em Baska
Vela Plaža

A Vela Plaža é provavelmente a praia mais acessível de Krk e, por isso, a mais procurada e movimentada especialmente na época alta. Esta praia fica na zona de Baška, perto de alojamentos turísticos e de um parque de campismo. Além disso, também existe um parque de estacionamento pago perto da praia. É uma praia extensa, dispõe de chapéus de sol e espreguiçadeiras e é uma área bem servida de cafés e restaurantes. Não recomendamos para quem procura praias mais isoladas.

Vela Luka (Baška)

Se tiverem tempo (e disposição) para uma caminhada de 2 horas não deixem de visitar a isolada praia de Vela Luka. Infelizmente nós não tivemos tempo para ir a esta praia, mas dizem que a praia é muito bonita. Vela Luka fica numa baía e é uma mistura de seixos e areia. Além disso, é possível alugar chapéus de sol e espreguiçadeiras e existe um restaurante.

Se não quiserem fazer o trilho de 2 horas para chegar a esta praia, a única alternativa é mesmo o barco.

Praias na região de Dražica

Uma das praias em Dražica
Dražica

Na zona de Dražica existem vários hotéis e cada um tem as suas próprias praias. Mas aqui as praias são um pouco diferentes. Em vez de terem uma zona de areia/seixos, têm umas plataformas cimentadas ou rochas com acesso direto à agua por meio de escadas. Mas não se deixem enganar porque o mar é igualmente convidativo e transparente.

Mulher a flutuar no mar na praia do Hotel Bor
Praia do Hotel Bor

Praia Meline (Soline Bay)

Praia Meline com pessoas a tomar banhos de lama
Praia Meline

Esta é uma das melhores opções para famílias com crianças. A Praia Meline é uma praia de areia, é bastante extensa e o mar é muito sereno e pouco profundo, o que o torna ideal para os mais pequenos. Além disso, é uma praia de fácil acesso e tem estacionamento.

Por outro lado, a praia Meline é muito procurada por ter lama medicinal. Por isso, é muito normal vermos pessoas cobertas de lama preta a passearem na praia. Nós não experimentámos, mas deixamos o convite!

Podem ver aqui todos os nossos artigos da série Croácia

Onde comer em Krk

Depois de explorarmos várias praias em Krk fomos dar uma volta ao centro histórico da ilha e jantámos no Restaurante Frankopan. O restaurante fica no coração de Krk, mesmo ao lado do castelo. Temos que confessar que jantar numa esplanada no meio daquelas ruas medievais fez-nos recuar uns séculos!

Optámos por pratos com marisco e comemos muito bem. Experimentámos o risoto com camarão e lagostins e o tagliatelle verde com camarão e lagostins. Para acompanhar pedimos uma cerveja croata.

Onde ficar em Krk

Para a nossa estadia de um dia na ilha de Krk ficámos no Hotel Bor, em Dražica. Escolhemos este hotel porque estava perto do centro de Krk (cerca de 10 minutos a pé) e tinha estacionamento, o que facilitou a nossa missão de conhecer as melhores praias da ilha de Krk. Na nossa opinião, o hotel é bastante fraco e já está a precisar de uma renovação. Além disso, os funcionários eram pouco acessíveis e simpáticos. Se voltávamos a ficar neste hotel? Provavelmente não. Se foi suficiente para uma noite? Foi, até porque, apesar de ser bastante antigo, o quarto estava limpo.

O que mais gostámos

  • Quarto espaçoso
  • Boa localização
  • Estacionamento gratuito

O que menos gostámos

  • Difícil de encontrar (fica atrás do Hotel Dražica)
  • Quarto e casa de banho muito antigos
  • Restaurante

Outra opção que tínhamos visto para essa noite era o Apartamento Noel, que fica na mesma zona, mas esgotou antes de marcarmos.

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *